sábado, 23 de fevereiro de 2013

Por entre serpentinas e confetes


O carnaval é sujo. Gosto seco de poeira, de xixi, de cerveja quente. As cabeças são coloridas e cheiram à alegria, mas o chão é cinza e preto e cheira à ressaca.


            Tem muita gente por aí avessa ao carnaval. E, cá pra nós, é fácil não gostar. É confortável preferir o aconchego do ar condicionado, da água fresca, da caminha que nos engole... São tentações que nos puxam, nos convocam, e até os mais carnavalescos precisam respirar fundo e, num ato de coragem, dar as costas a todas essas tentações diabólicas e hedônicas.
            Porém, sem qualquer julgamento ou juízo de valor, o que está em jogo aqui é simples: por onde a vida corre? Os fluxos de vida, é claro, são diferentes pra cada um, mas preciso confessar: durante esses quatro diazinhos de fevereiro, não consigo imaginar a vida correndo por outro lugar que não seja por entre confetes e serpentinas, máscaras e sorrisos, encontros e desencontros, suores e xixis (sim, os xixis, pois nesses dias até eles têm suas histórias pra contar!).
            É tudo na base do imprevisto e da surpresa, pois a vida, assim como a morte, não tem hora marcada e nem bate na porta pedindo pra entrar. A vida invade, se impõe; é o penetra da festa. E, no carnaval, ela se veste de alegria, arromba a porta da rua e adentra, toda majestosa e cheia de si. Com a testa suada, os pés descalços e a língua sedenta, ela (per)corre cantos e becos, veloz, imponente e impiedosa. É tudo rápido e intenso demais e, é claro, só poderia ser quente, em ebulição.
Pois a vida, ah, a vida não gosta do morno e é avessa ao frio. A vida fervilha, se choca, se atrita. E o carnaval é tudo isso. Ele é molhado, fervente, é uma panela em ebulição. O carnaval é overdose de vida.

Foto do meu amigo Francisco Costa/ I Hate Flash

2 comentários:

  1. Nunca vi alguém descrever tão bem o que sinto pelo carnaval... Obrigada lu... Lindo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Nat! É que as foliãs se entendem entre elas! ;)

    ResponderExcluir